SÃO PAULO — O piloto brasileiro Gabriel Bortoleto relembrou, em entrevista exclusiva concedida à CNN Brasil, o doloroso desfecho de sua primeira experiência oficial correndo em casa no Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1, em Interlagos, válido pela temporada de 2025. À época defendendo as cores da equipe Sauber — hoje reestruturada sob a bandeira da Audi —, o automobilista paulista acumulou uma sequência de acidentes que arruinaram os planos de pontuar diante da torcida local.
Bortoleto revelou que o evento na capital paulista foi o momento psicologicamente mais complexo de seu ano de estreia na categoria máxima do automobilismo mundial, principalmente pelo alto nível de confiança que carregava antes de ir para a pista.
O erro na Sprint e o efeito cascata no cronograma
O calvário do piloto começou a se desenhar durante o formato de corrida curta de sábado:
-
Pressão em casa: Pilotando um carro de Fórmula 1 pela primeira vez no circuito paulistano, o jovem sentia-se veloz e confortável com o acerto do monoposto até cometer um erro de julgamento.
-
Manobra desnecessária: Bortoleto admitiu que tentou forçar uma ultrapassagem arriscada na Corrida Sprint que sequer valia pontos na tabela de classificação. A manobra resultou em uma forte batida contra as barreiras de proteção.
-
Prejuízo mecânico: O impacto destruiu o assoalho e a suspensão de seu chassi. Devido ao curto intervalo de tempo regulamentar para os reparos de parque fechado, a equipe de mecânicos não conseguiu reconstruir o carro a tempo, forçando o brasileiro a ficar de fora de toda a sessão de classificação para a corrida de domingo.
“O Brasil foi o pior fim de semana do ano porque eu estava confiante, estava rápido. Um pequeno erro meu causou uma colisão gigante. Obviamente, quando você corre em casa, o sentimento é diferente”, desabafou o piloto.
Abandono na largada e colisão com Stroll
Linha do Tempo - Gabriel Bortoleto em Interlagos 2025
├── Sábado (Manhã) ─> Batida na Corrida Sprint ao tentar ultrapassagem sem direito a pontos.
├── Sábado (Tarde) ─> Carro avariado impede participação no treino classificatório formal.
└── Domingo ────────> Largada do final do grid e abandono na 1ª volta após bater com Stroll.
Obrigado a largar da última colocação do grid no domingo devido à ausência de tempos cronometrados na véspera, as chances de recuperação do piloto duraram poucos metros. Na tentativa de ganhar posições de forma agressiva logo após a luz verde, o brasileiro se envolveu em um novo choque, desta vez com o canadense Lance Stroll, da Aston Martin, que encerrou em definitivo sua participação na prova.
Lição de humildade e foco na fase Audi
Apesar de classificar o desfecho como uma grande frustração para sua carreira e para o público brasileiro que lotou as arquibancadas do autódromo, Bortoleto adotou um tom pragmático e maduro ao avaliar o peso daquele GP para a sequência de sua trajetória profissional na Fórmula 1.
O competidor concluiu afirmando que o banho de água fria foi fundamental para moldar sua postura atual na pista: “É uma pena, porque eu queria muito correr na frente do meu país. Mas foi um grande aprendizado. Foi um momento em que coloquei muita coisa na minha cabeça, achei que precisava fazer melhor. Aquele foi um fim de semana para me colocar no chão”.






