Papa Francisco faz primeira aparição após lutar pela vida

Pontífice supera grave pneumonia e surpreende fiéis em emocionante aparição na Praça São Pedro
Foto: Reprodução

MUNDO – Em cena que emocionou o mundo católico, o Papa Francisco fez sua primeira aparição pública neste domingo (6) após superar grave crise de saúde que o manteve hospitalizado por 38 dias. O pontífice de 88 anos surpreendeu ao chegar em cadeira de rodas para a missa do Jubileu, demonstrando melhora significativa, mas ainda com visíveis sinais de fragilidade.

Às 11h45 (horário local), quando os sinos da Basílica de São Pedro anunciavam o Angelus, uma onda de comoção varreu a praça ao revelar-se a figura do Santo Padre. Apoiado por auxiliares e com tubo de oxigênio nasal, Francisco acenou comovido para os mais de 20 mil fiéis presentes.

“Feliz domingo a todos. Muito obrigado”, disse com voz suave, mas perceptivelmente mais forte que em sua última aparição, em 23 de março. O sorriso característico e os gestos afáveis marcaram o retorno do líder religioso que há 12 anos cativa bilhões de católicos.

A internação em 14 de fevereiro no Hospital Gemelli revelou-se a mais grave emergência médica de seu pontificado. O que começou como bronquite evoluiu para pneumonia dupla – condição especialmente perigosa para Francisco, que tem apenas um pulmão funcional desde a juventude.

Fontes médicas revelaram à nossa reportagem que em seu pior momento, a equipe considerou medidas paliativas. “Sua saturação caiu para 82% e houve risco real de falência respiratória”, afirmou o Dr. Roberto Bernabei, chefe da equipe médica.

Leia mais

Receba notícias do Notícia Mais 360 no seu WhatsApp e fique bem informado!
CLIQUE AQUI: https://chat.whatsapp.com/Lbu6eXI9GDMBDj8GWDIL4s

Tags:
Compartilhar Post: