BRASÍLIA — O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) utilizou suas redes sociais na manhã desta quinta-feira (25 de junho de 2026) para parabenizar a população colombiana e reconhecer oficialmente a vitória de Abelardo de la Espriella, candidato de direita eleito para a presidência da Colômbia.
O posicionamento do mandatário brasileiro adota um tom pragmático e institucional. Na mensagem enviada ao país vizinho, Lula ressaltou que os laços históricos e diplomáticos entre o Brasil e a Colômbia estão acima de divergências político-ideológicas. O petista apontou três pilares centrais e urgentes para manter a cooperação mútua ativa entre as duas nações sul-americanas:
-
A preservação da integridade da floresta Amazônia;
-
Políticas conjuntas de enfrentamento à pobreza;
-
Ações integradas de inteligência no combate ao crime organizado transnacional.
Vitória apertada contra a esquerda e discurso de “milagre”
A confirmação oficial do resultado foi chancelada pelo órgão eleitoral colombiano nesta quarta-feira (24), após a conclusão da auditoria e da verificação oficial de todas as urnas do país, que realizou o pleito no último domingo (21).
De la Espriella, conhecido por suas posições conservadoras e de firme oposição, venceu o candidato de esquerda Iván Cepeda por uma margem apertada de aproximadamente 250 mil votos.
Resultado Final das Eleições na Colômbia (Junho/2026)
├── 🟦 Abelardo de la Espriella (Direita) ──> Eleito presidente (+250 mil votos de vantagem)
└── 🟥 Iván Cepeda (Esquerda) ──────────────> Segundo colocado na contagem oficial
Durante os festejos da vitória em Barranquilla, o presidente eleito adotou uma retórica fortemente religiosa e combativa, subindo o tom contra o atual grupo político governista. “Agradecemos a Deus por este milagre que Ele operou em uma situação tão complexa. Conseguimos derrotar o regime, isso é épico e só foi possível com a graça de Deus”, declarou De la Espriella.
Íntegra da nota oficial de Lula
“Parabenizo o povo colombiano pelo processo democrático e soberano, expresso por sua vontade nas urnas, da escolha de seu novo presidente Abelardo de la Espriella nas eleições do último domingo. A amizade entre o Brasil e a Colômbia, que transcende ideologias, é fundamental para a superação de desafios comuns como a preservação da Amazônia, o enfrentamento da pobreza e o combate ao crime organizado. Que sigamos trabalhando juntos em benefício dos nossos povos.”






